Foto: Renan Mattos (Diário)
A via da direita está dividida em duas pistas
* ATUALIZADA às 18h do dia 21 e janeiro de 2019
Começou na manhã de hoje a segunda etapa das obras de recuperação asfáltica na Avenida Walter Jobim. O trabalho de colocação do asfalto teve início por volta das 10h, assim que o material foi aquecido na usina em Itaara e trazido para Santa Maria. Por enquanto, o tempo está colaborando para a continuidade do serviço, se chover o trabalho para.De acordo com o Francisco Severo, engenheiro da prefeitura, o trecho que será recuperado é de 1,3 km entre a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho e o viaduto em construção na BR-158.
O engenheiro comenta sobre o trabalho:
Os motoristas precisam ficar atentos e ter paciência, a via da direita, no sentido Centro-Bairro, está dividida em duas pistas. O trânsito está lento, os agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) estão orientando o fluxo de veículos, durante as obras.
_ A massa asfáltica tem que chegar na pista em uma temperatura de cerca de 120°C então tem que sair da usina até 160ºC e às vezes a temperatura não permite, por isso que quando chove é ruim, não tem como fazer este tipo de trabalho _ explica Severo.
Severo explica ainda que está sendo feito outro trabalho próximo a ponte do arroio cadena com reparos profundos onde o asfalto apresentou maiores problemas estruturarais. Todo o material está sendo removido e o asfalto será recomposto,
Certificado internacional de vacinação poderá ser emitido e impresso em casa
Desde o dia 8 de janeiro, a Della Pasqua, empresa que assumiu o lote para recuperação daquele trecho, trabalhava na fresagem da pista (corte do pavimento danificado). De acordo com a prefeitura, a retirada do material velho foi prejudicada em função das chuvas dos últimos dias, mas a expectativa é que o serviço neste trecho já fresado, dure cerca de uma semana, conforme o tempo. Após isso, outro trecho será fresado, o tempo de duração da obra é de 60 dias.
NAS DORES
O trabalho de fresagem da Avenida Nossa das Dores, outro trecho que faz parte da primeira etapa da recuperação asfáltica, já foi concluído. Severo comenta ainda que no local, o trabalho de recuperação asfáltica está previsto para começar amanhã de manhã. A construtora Cotrel Terraplanagem e Pavimentações, é a responsável por esse trecho de 1,2 km que vai da rótula do monumento O Idealista até a Avenida Fernando Ferrari. As duas vias serão recuperada
Os reparos serão viabilizados por meio de dois financiamentos feitos pelo Executivo junto à Caixa Econômica Federal. O valor total do primeiro empréstimo é de R$ 28 milhões, divididos em três lotes de serviços.